Atualmente, uma das tecnologias mais comentadas na web é o Ruby on Rails. Quando surgem estas novidades, eu costumo ficar com um pé atrás, pois muitas tecnologias que surgiram de repente e empolgaram muita gente sumiram tão rapidamente quanto apareceram.

Em relação ao Ruby on Rails, como já faz uns 2 ou 3 anos que começou a explodir, achei que valia a pena começar a dar uma olhada. Afinal, se entrar de cabeça em novas tecnologias pode ser perigoso, também não é legal ficar muito atrás de todo mundo, certo?

Há alguns meses atrás, finalmente comecei a estudar Rails (e Ruby, pois eu também não conhecia a linguagem). Optei por começar pelo livro “Build Your Own Ruby On Rails Web Applications”, pois estava disponível por tempo determinado para download gratuito em PDF no Sitepoint. Agora só é possível fazer o download de alguns capítulos.

Pensei que seria interessante começar com esse livro por ter um capítulo inicial dedicado à linguagem Ruby, e não me arrependi. Achei o livro muito interessante e extremamente didático. Cada linha de código apresentada é explicada em detalhes.

Ao concluir a leitura desse livro, comecei o tão comentado “Agile Web Development with Rails”, e até agora me decepcionei. Não estou gostando da didática dele, e não entendi ainda por que ele cria toda a estrutura do banco de dados manualmente, em vez de usar o excelente sistema de migrações do Rails. Talvez ele explique o motivo mais para frente, ainda estou no capítulo 7. Assim que concluir a leitura voltarei ao assunto.