Um dos princípios do desenvolvimento em Rails é o DRY (don’t repeat yourself). A idéia é que você nunca repita o código que já escreveu uma vez, procurando reaproveitar sempre que possível.

No caso das views, por exemplo, isso é bem simples de implementar, através do uso de partials. Você deve criar um arquivo de view começando com “_” (ex: _item.rhtml) e usar o comando render em outra view para carregar o partial dentro do layout (ex: render :partial => 'item').

Outro dia descobri uma maneira muito interessante de usar essa técnica no arquivo database.yml. Esse arquivo mantém as configurações de banco de dados para cada um dos ambientes - development, test e production. Porém, geralmente alguns destes parâmetros de configuração são iguais. O adapter, por exemplo, muito provavelmente é o mesmo; o username, senha e host também podem se repetir.

Segue abaixo um exemplo de como definir estas configurações sem repetições:

login: &login
  adapter: mysql
  username: username
  password: password
  host: mysql.example.com

development:
  <<: *login
  database: app_dev

test:
  <<: *login
  database: app_test

production:
  <<: *login
  database: app_prod

Só encontrei um problema: se você usar o Aptana RadRails para desenvolver, usando essa técnica, o modo “Data perspective”, que permite analisar a estrutura do banco de dados e executar querys, retorna uma mensagem de erro (“Invalid YML syntax”). Fora isso, está tudo funcionando bem. No NetBeans não há este problema.