Recentemente foi lançado o Phusion Passenger, mais conhecido como mod_rails. Trata-se de um módulo Apache para Rails que promete oferecer configuração e deploy de aplicações mais simplificado do que com o Mongrel, além de ser mais estável e utilizar menos memória.

Tentei instalar o mod_rails e encontrei várias dificuldades. Inicialmente tentei instalar no CentOS 4.4, mas não consegui. Encontrei alguns conflitos de versões de pacotes (pré-requisitos do mod_rails), e ainda não consegui concluir a instalação.

Em seguida, tentei instalar no Ubuntu 7.10. As dificuldades foram menores, mas ainda assim não foi tão simples quanto parece pelo guia do usuário. Segue o passo-a-passo da instalação:

  • Instalar os pré-requisitos:

    bash sudo apt-get install apache2-mpm-prefork apache2-prefork-dev libapr1-dev

  • Instalar a gem do mod_rails:

    bash sudo gem install passenger

  • Definir as seguintes variáveis de ambiente:

    bash export HTTPD=/path/to/httpd export APXS=/path/to/apxs (ou apxs2)

  • Executar o script de instalação do módulo Apache:

    bash sudo /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/passenger-1.0.1/bin/passenger-install-apache2-module

  • Habilitar o mod_rails no arquivo httpd.conf do Apache, adicionando as linhas a seguir:

    apache LoadModule passenger_module /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/passenger-1.0.1/ext/apache2/mod_passenger.so RailsSpawnServer /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/passenger-1.0.1/bin/passenger-spawn-server RailsRuby /usr/bin/ruby1.8 RailsEnv PROD

A última linha acima define o ambiente Rails que será utilizado. Se você omitir esta linha, será usado o ambiente padrão (production).

  • Criar um virtual host no Apache:

    apache <virtualHost *:80> ServerName localhost DocumentRoot /var/www/rails/public </virtualHost>

Na configuração acima, DocumentRoot é o diretório public da sua aplicação Rails.

Ao concluir estas configurações e reiniciar o Apache, minha aplicação funcionou, porém os arquivos que estão no diretório public (arquivos javascript, CSS e imagens) não estavam acessíveis. Para resolver este problema:

  • habilite o mod_rewrite
  • adicione à configuração do virtual host:

    apache <directory "/var/www/rails/public"> Options FollowSymLinks AllowOverride All </directory>

  • reinicie o Apache

Assim, finalmente consegui fazer a aplicação funcionar corretamente. Ainda não fiz nenhum benchmark comparando o mod_rails com o Mongrel, mas todos os que encontrei até agora são favoráveis ao mod_rails, como estes: