Muito se fala das vantagens do Ruby sobre muitas das linguagens atuais, por ser uma linguagem de altíssimo nível. Mas muitas vezes não percebemos grandes diferenças entre as linguagens, além das usuais diferenças de sintaxe - se as linhas de comando precisam de ponto-e-vírgula no final, se as variáveis precisam de $ no início do nome, se estas são tipadas ou não, se precisam ser declaradas ou não, etc. Porém, em algumas situações específicas, enxergamos o verdadeiro poder do Ruby.

Hoje precisei implementar uma paginação de resultados de busca. Eu sei que existem plugins para Rails que simplificam esta tarefa, porém como esta busca não é feita no banco de dados, e sim através de um indexador que já retorna resultados paginados, optamos por fazer manualmente a lista de links para as páginas.

Por exemplo: ao realizar uma busca, são exibidos os 10 primeiros resultados, com um link para a próxima página e a lista de links para cada página. Como o número de páginas, teoricamente, não tem limite, fiz o seguinte:

  • caso o resultado tenha até 10 páginas, todas são exibidas
  • caso o resultado tenha mais de 10 páginas, são exibidas apenas 10, sendo que:
    • caso a página atual seja uma das 6 primeiras, exibe os links para as páginas 1 a 10
    • caso a página atual seja maior que 6, exibe da página atual - 5 até a página atual + 4
    • caso a página atual seja uma das 10 últimas, exibe as 10 últimas

Pela descrição acima, percebemos que é uma lógica bem simples, porém meio chata para ser implementada - na maioria das linguagens atuais, isto exigiria um grande número de if’s aninhados, para verificarmos se as condições descritas acima são atendidas. Porém, em Ruby o código ficou muito simples e enxuto:

if (num_pages > 1)
  page_start = [1, page-5].max
  page_end = [num_pages, page+4].min
  if num_pages > 10
    page_start = [page_start, num_pages-9].min
    page_end = [page_end, 10].max
  end
  page_start.upto(page_end) {|p|
    # Exibe os links
  }
end