Muitos tutoriais de Rails para iniciantes, para demonstrarem na prática como é rápido e simples criar aplicações web com ele, explicam como criar um blog em 15 minutos, baseados no screencast do David Heinemeier Hansson, criador do Rails, para o FISL 6.0. Apesar de ser uma aplicação funcional de blog, com opção para criar posts e adicionar comentários, é bastante limitado.

O Typo é uma aplicação desenvolvida em Rails para criação de blogs bastante completa (inclusive encontrei este blog criado com ele). Ele lembra muito o Wordpress, acredito que tenha sido inspirado nele. A interface de administração é muito semelhante à do Wordpress, apresentando basicamente as mesmas opções: criar posts e páginas, ver/aprovar/rejeitar comentários, criar usuários, customizar a barra lateral, etc. Há também uma opção para seleção de temas (outros temas podem ser encontrados aqui) e plugins com diversas funcionalidades, como APIs para Delicious, Flickr, Twitter e outros. Só senti falta das opções de estatísticas de acesso que o WordPress oferece.

A instalação pode ser feita através do comando gem (gem install typo), porém, tentei e não consegui instalar desta forma. Instalei a ferramenta pela versão tgz. Neste caso, basta descompactar a aplicação, copiar o arquivo database.yml.example, no diretório config, para database.yml, editá-lo conforme a configuração do banco de dados, e em seguida executar rake db:create para criar a estrutura do banco de dados. Caso você queira ser avisado por email quando receber comentários nos posts, copie também o arquivo config/mail.yml.example para mail.yml no mesmo diretório, e edite as configurações de SMTP.

O Typo também possui um servidor de feeds RSS/Atom. Porém, na versão atual (5.1.3), recebi uma mensagem de erro ao tentar acessar os feeds. Encontrei o erro no arquivo app/models/article.rb e corrigi substituindo o método link_to_author? (linhas 384 a 386) pelo seguinte:

def link_to_author?
  begin
    !user.email.blank? && blog.link_to_author
  rescue NoMethodError
    return false
  end
end