Há muito tempo o OpenOffice oferece uma opção para exportação de documentos para o formato PDF. Apesar de ser muito útil, falta uma opção para importar esse formato para edição. Faltava! A extensão PDF Import Extension da Sun faz exatamente isso: arquivos PDF podem ser importados e editados no OpenOffice Draw.

Apesar de a extensão estar em versão beta, fiz alguns testes e funcionou muito bem (apesar de alguns comentários de usuários com problemas na página da extensão). Achei a importação dos arquivos um pouco lenta, conforme alguns testes que eu fiz:

  • Arquivo com 18 páginas (300 kB) =~ 10 segundos
  • Arquivo com 209 páginas (6,28 MB) =~ 2 minutos
  • Arquivo com 322 páginas (1,15 MB) =~ 3 minutos

Num dos arquivos, uma página que continha muitos gráficos não foi importada adequadamente, mas foi o único problema que tive.

A opção salvar utiliza o formato ODF Drawing (.odg). Para salvar novamente como PDF, é necessário utilizar a tradicional opção de exportação para este formato. Porém, percebi que num dos testes a fonte ficou um pouquinho diferente da original. Mas, mesmo assim, a exportação foi de boa qualidade.

Referência sobre o assunto (incluindo uma descrição passo-a-passo da instalação): Modificando PDF no OpenOffice.org 3.0.