No ano passado trabalhei na Globo.com, e lá tive algumas oportunidades de trabalhar com Scrum (aliás, para quem ainda não leu, recomendo o post do Guilherme Chapiewski sobre a adoção de Scrum na Globo.com). Eu pretendia escrever sobre isso há algum tempo, mas a procrastinação me impedia de transformar um rascunho antigo neste post.

Quando cheguei na empresa, eu não sabia nada sobre Scrum, e fiquei muito curioso ao ver que, em determinado horário, todos os dias, todos os membros de algumas equipes levantavam-se, reuniam-se (em pé!) em torno de um cartaz na parede com vários post-its, e, após 15 minutos, todos retornavam às suas atividades normais. Comecei a observar e estudar o assunto, e aos poucos fui percebendo a simplicidade desta metodologia: tudo o que não for realmente necessário não deve ser feito. Acredito que isto seja um dos principais elementos do Scrum, pois ajuda a manter o foco naquilo que é realmente importante.

Outro ponto importantíssimo, e que é o assunto principal deste post, é o comprometimento. Para que o Scrum realmente funcione, é necessário que o time esteja comprometido com o projeto.

Num dos projetos em que trabalhei com Scrum, o Scrum Master era o Guilherme Chapiewski e o Product Owner, inicialmente, era o Antônio Carlos Silveira. Porém, por falta de tempo disponível para dedicar-se ao projeto, o Antônio saiu do time, repassando o papel de PO para outra pessoa. De todo o time, incluindo o SM e o PO, eu era o único que não estava envolvido em outro projeto. O GC, por exemplo, trabalhava em um outro projeto que era muito maior e mais importante que este, que, consequentemente, tinha baixa prioridade. Desta forma, começamos a passar pelos seguintes problemas:

  • nos Daily Meetings geralmente eu tinha concluído a minha tarefa, e muitas vezes até adiantado alguma outra, enquanto os demais membros do time não tinham nem iniciado as suas, pois estavam muito ocupados com seus outros projetos, e já sabiam que não poderiam iniciá-las nos próximos 2 ou 3 dias;
  • após algumas semanas, começamos a não conseguir mais realizar o Daily Meeting todos os dias, pois não conseguíamos 15 minutos livres de todos os membros do time simultaneamente.

Quando isso começou a acontecer com mais frequencia, começamos, na prática, a parar de usar Scrum, pois já não havia mais comprometimento. Como o Bruno Carvalho já escreveu, Daily Meeting é comprometimento. Não estou dizendo que o time estava desestimulado ou não queria se dedicar ao projeto. Pelo contrário, todos achavam o projeto bem interessante, porém não conseguiam se comprometer a ele, exatamente por estarem comprometidos com outro.

A solução encontrada pelo GC foi pararmos de usar Scrum neste projeto, pois tornou-se impossível praticar Scrum sem que todos os membros estivessem comprometidos. Continuamos a utilizar algumas das práticas do Scrum, como o Planning e o Review, mas na verdade não era Scrum.

A lição que tirei daí foi que é importantíssimo ter um time comprometido com um projeto para que o Scrum realmente aconteça, e que, sem isso, fica muito difícil utilizá-lo na prática. Até acredito que seja possível trabalhar em dois projetos simultâneos com Scrum, mas com certeza exigiria uma grande disciplina para conseguir dividir igualmente o tempo entre os dois, sem deixar de comprometer-se com um ou outro.