Há muito tempo eu uso o Google Reader como leitor de feeds. A principal vantagem sobre as demais alternativas para desktop é o fato de não necessitar de instalação, podendo ser acessado diretamente pelo browser.

Outro dia, tentei cadastrar o feed do Twitter no Google Reader, e recebi a seguinte mensagem: “Sorry, an unexpected condition has occurred which is preventing Google Reader from fulfilling the request”. Tentei acessar o feed diretamente no Firefox, e, após solicitação de login e senha, os feeds apareceram normalmente. Após uma rápida pesquisa, descobri que o Google Reader não suporta feeds autenticados, o que é o caso do Twitter.

Uma das alternativas a este problema seria utilizar um leitor de feeds que suporta autenticação, como a extensão NewsFox para Firefox ou algum outro. Porém, para poder continuar utilizando o Google Reader, uma solução é o FreeMyFeed, um serviço que funciona como uma espécie de proxy para feeds autenticados: você informa a URL, o login e a senha do feed que exige autenticação, e ele gera um novo endereço de feed que permite acesso direto, inclusive pelo Google Reader.