Ontem meu Gmail começou a apresentar um problema estranho. Quando eu clicava nas tags, nas pastas de spam ou lixeira, ou tentava fazer uma pesquisa, nada acontecia. Porém, na caixa de entrada tudo funcionava perfeitamente.

Inicialmente pensei que o problema fosse do Firefox, já que ontem atualizei para a versão 3.5.7. Antes de tentar fazer um downgrade, resolvi pesquisar por este problema e encontrei uma referência no forum do Remember The Milk. O problema estava relacionado ao add-on Remember The Milk for Gmail. O Google, de vez em quando, atualiza a versão Gmail, sem qualquer aviso, e a última atualização provocou alguma incompatibilidade nessa extensão. Como a atualização do Gmail é feita inicialmente para um grupo de usuários e só posteriormente replicada para todos, pode ser que muitos usuários não estejam passando por este problema.

O pior é que, como a compatibilidade depende da versão do Gmail, o Firefox não tem como descobrir se a extensão será compatível ou não. A melhor maneira de descobrir se a versão atual é suportada é consultando a página de status do add-on. Para verificar qual é a versão do seu Gmail, clique em Settings e depois na opção Tasks (que só aparece se a extensão estiver instalada e habilitada).

A solução provisória é desabilitar esta extensão até que ela seja atualizada para suportar a última versão do Gmail. O problema só ocorre na extensão de Firefox, o gadget do Remember The Milk, que fica na barra lateral do Gmail, continua funcionando normalmente.