Outro dia um amigo me pediu para instalar o Ubuntu no netbook dele, um HP Mini (não lembro exatamente qual modelo). Baixei o Ubuntu Netbook Remix 10.10 e instalei no pen drive, seguindo as instruções que aparecem na página de download. Em seguida, fiz o boot pelo pen drive e iniciei a instalação. Tudo ia bem até que em determinado momento recebi uma mensagem de erro. Não lembro qual era a mensagem, mas parecia ser algo relacionado a disco. Tentei novamente e o erro se repetiu.

Em seguida, lembrei que quando eu havia instalado este mesmo sistema operacional num outro netbook HP Mini, mas a versão do Ubuntu era 10.04. Como a página principal do Ubuntu só disponibiliza links para download da última versão, encontrei as versões anteriores na página Ubuntu Releases. Na página específica da versão 10.04 (Lucid Lynx) o link aparece como PC (Intel x86) netbook live CD.

Após baixar esta versão e instalá-la no pen drive, tudo funcionou. Aparentemente é algum problema relacionado com a versão 10.10 mesmo. Tudo funciona de primeira, sem necessitar qualquer configuração (bluetooth, som, webcam, etc.), exceto o wifi. A página Hardware support do wiki do Ubuntu traz a solução: basta conectar o netbook à Internet via porta Ethernet e reinstalar o driver bcmwl, digitando no terminal: sudo apt-get install bcmwl-kernel-source. Após a instalação, reinicie o netbook e tudo funcionará.