Alguns anos atrás, comecei a sentir necessidade de manter meus bookmarks sincronizados entre os diversos computadores que eu utilizava. Até que conheci o Delicious. Isso foi em 2007, e desde então eu comecei a usá-lo constantemente. Cada vez que eu usava o Firefox em algum computador pela primeira vez, a primeira extensão que eu instalava era a do Delicious. Através desta extensão, um simples Control+D abre a janela para adicionar a página atual ao seus bookmarks do Delicious, e Control+B abre a barra lateral com seus bookmarks, organizados por tags.

Há alguns meses, eu havia pensado em migrar meus bookmarks para o Google Bookmarks, mas desisti, pois eu já estava bastante acostumado com o Delicious. Até que no início de dezembro veio a bomba: o Yahoo, que havia comprado o Delicious em 2005, anunciou que encerraria o serviço! Imediatamente comecei a pensar em alternativas, e o Google Bookmarks foi minha primeira opção. Alguns dias depois, o Yahoo voltou à cena informando que iria vender, e não fechar o serviço, e o próprio Delicious publicou uma nota sobre o assunto. Mas, mesmo assim, para mim foi a deixa para fazer a migração para outro serviço. Apesar de existirem várias alternativas ao Delicious, escolhi o Google Bookmarks pela simplicidade, e por já estar integrado à minha conta no Google.

A primeira parte da migração foi fácil: exportar os bookmarks do Delicious, através da opção Settings -> Export/Backup Bookmarks. Para importá-los no Google Bookmarks, uma das maneiras mais simples é importar os bookmarks do Delicious no Firefox e sincronizá-los com o Google Toolbar. Também é possível fazer a importação usando o Google Chrome, ou usar algum script (como este) ou serviço, como o del.icio.us to Google Bookmarks.

Em seguida, procurei as opções para integração com o browser (adicionar e pesquisar nos bookmarks). No Firefox existem diversas extensões para Google Bookmarks. Testei algumas, e a que achei melhor foi o GMarks. Com ela, é possível adicionar bookmarks com Control+D, de forma bem semelhante à extensão do Delicious, e também há uma barra lateral, acionada com Alt+M. Porém, não há integração com a barra de endereços, ou seja, não é possível pesquisar nos bookmarks digitando diretamente o endereço (como permitem as versões mais recentes da extensão do Delicious). Porém, há duas maneiras de pesquisar (além de acessar diretamente a página do Google Bookmarks para fazer a pesquisa):

  1. Ao digitar a tecla Home duas vezes, aparecerá uma caixa de texto para pesquisa. É só digitar qualquer coisa e depois escolher um resultado e apertar Enter (ou Alt+Enter para abrir em outra aba)
  2. Criando um atalho para a busca: acesse o Google Bookmarks, clique com o botão direito sobre o campo de busca e selecione a opção “Add a keyword for this search”. O Firefox adicionará a pesquisa nos bookmarks locais, e você poderá adicionar um keyword a este bookmark. Digite “gb”, por exemplo, e clique em OK. Agora, ao digitar qualquer texto precedido desta keyword na barra de endereços (por exemplo: “gb teste”), o Firefox pesquisará este texto no Google Bookmarks. Mas os resultados não aparecem diretamente, você precisa escolher a opção “Search Google Bookmarks” entre as sugestões que aparecem

Para integrar o Google Bookmarks ao Chrome é ainda mais simples, pois não é necessário instalar qualquer extensão (afinal, ambos são do Google). Para adicionar bookmarks, acesse a página de ajuda. Ela disponibiliza um botão que pode ser arrastado para a barra de bookmarks, e ao clicar nele, a página atual será adicionada. Para adicionar a pesquisa no Google Bookmarks à barra de endereços, clique na barra com o botão direito, selecione “Edit search engines” e adicione um novo, com as seguintes configurações:

Nome: Google Bookmarks

Keyword: gb

URL: http://google.com/bookmarks/find?&q=%s

Agora, a pesquisa integrada à barra de endereços funcionará da mesma forma que no Firefox (“gb texto para pesquisa”).