A principal característica de projetos open source é que qualquer pessoa pode contribuir com eles. Geralmente quando falamos em contribuir com este tipo de projeto, logo pensamos em código fonte - corrigir um bug ou implementar uma melhoria. Mas na verdade podemos contribuir de várias formas (para mais informações sobre o modelo open source, recomendo a leitura do famoso artigo The Cathedral and the Bazaar, de Eric Raymond), mesmo sem conhecimento técnico. Outra possibilidade é através de ajuda na documentação - melhorar uma documentação incompleta ou traduzir para outras línguas. Porém, apesar de não exigir conhecimentos específicos, exige tempo, o que nem sempre as pessoas têm disponível.

No caso do Firefox, há uma outra forma de contribuir para o projeto, que não exige qualquer conhecimento específico. É através do Test Pilot, uma extensão que, ao ser instalada, exibe uma lista de estudos sendo conduzidos pela Mozilla. Sempre que surgir um novo estudo, você poderá ver os detalhes dele e optar por participar ou não. O estudo que acontece com mais frequencia é o “A Week in the Life of a Browser”, onde, caso você aceite participar, durante uma semana o Test Pilot monitorará informações sobre o seu uso do browser, como memória utilizada, número de abas abertas simultaneamente, número de downloads e de bookmarks - ou seja, nenhuma informação sensível do usuário é coletada. No final do período do estudo, esses dados são enviados para a Mozilla, mas antes você pode ver exatamente que informações serão enviadas através de gráficos como esse:

Test Pilot

Alguns estudos são pesquisas sobre usabilidade e funcionalidades específicas, como mecanismos de busca e uso de bookmarks e dos botões na toolbar. Para ver os estudos já realizados, acesse a página de test cases. Para participar, basta instalar a extensão.