Recentemente escrevi um post listando as extensões do Firefox para desenvolvedores web que eu recomendo. Outro dia, achei que o meu Firefox estava ficando muito lento. Quando fui verificar, percebi que eu tinha cerca de 30 extensões instaladas! Obviamente, quanto mais extensões instaladas, mais memória o browser utilizará.

Uma dica útil para quem deseja utilizar muitas extensões, mas não tem necessidade de utilizar todas no mesmo momento, é utilizar diferentes perfis. Em cada perfil, você pode instalar extensões diferentes, ou alterar as configurações do browser e instalar temas. Ao executar o Firefox, você pode selecionar o perfil desejado. Para isso, utilize o Profile Manager. Basta executar o Firefox com a seguinte linha de comando:

firefox -profilemanager

Fazendo isto, aparecerá uma janela como a seguinte:

Profile Manager

Nesta janela, aparecerão todos os perfis existentes, e você pode selecionar o que deseja utilizar. Também é possível criar, renomear e excluir perfis. Desmarcando a opção “Don’t ask at startup”, esta tela do Profile Manager será exibida sempre que o Firefox for executado.

Caso você queira carregar um perfil que já existe em outro diretório, basta criar um novo perfil e selecionar o diretório correspondente. Se o perfil já existir, ele será somente adicionado à lista. Na opção excluir perfil, você pode escolher se deseja realmente excluir os arquivos e diretórios ou somente remover o perfil da lista.

Outra opção de linha de comando bastante útil é o Safe Mode. Caso o Firefox comece a ficar instável após a instalação de alguma extensão, basta executar:

firefox -safe-mode

No Safe Mode, todas as extensões, temas e demais customizações são desabilitadas, permitindo a desinstalação da extensão problemática, se for o caso. Além disso, é possível fazer algumas alterações permanentes, como resetar as preferências e bookmarks de usuários e desabilitar as extensões.

Firefox Safe Mode

Para fazer backup de um perfil, existem várias extensões disponíveis. A que achei mais interessante é o FEBE. Esta extensão permite selecionar especificamente quais itens do perfil você deseja incluir no backup (extensões, temas, bookmarks, configurações, cookies, histórico e outras opções), executar o backup manualmente ou agendar para execução diária, semanal ou mensal, verificar os backups anteriores e outras opções. A opção de restauração de um backup também é seletiva: você pode restaurar somente os itens que desejar ou o perfil completo.

Mais informações sobre o backup de perfis usando o FEBE: Export your Firefox 3.0 full profile to Firefox 3.1 (including all addons, themes, cookies, passwords, etc).

Outra opção para backup de perfis é o Profile Manager and Synchronizer, que ainda é experimental. Não testei esta extensão, mas pela descrição ela não parece ter tantas opções quanto o FEBE, apesar de ter recursos interessantes para sincronizar perfis em diferentes máquinas.

UPDATE: Outro recurso interessante é o parâmetro -no-remote, que permite a execução de duas instâncias do Firefox com perfis diferentes. Basta executar o Firefox com a seguinte linha de comando:

firefox -P profile -no-remote

Onde -P é a forma reduzida do parâmetro -profilemanager e profile é o nome do perfil desejado, conforme aparece no Profile Manager. Este perfil não pode ser o padrão. Para abrir a tela do Profile Manager, basta deixar o nome do perfil em branco:

firefox -P -no-remote

Mais informações:

Obrigado ao Tóin pelas dicas.