Um detalhe muito incômodo no Ubuntu é que as configurações de rede realizadas através da opção “Network” (no menu System -> Administration) não são permanentes. Qualquer alteração realizada no endereço IP, gateway, DNS ou domínios é perdida após um reboot. Se você editar as configurações de uma interface de rede via ifconfig, o mesmo problema ocorrerá. Não sei se isso é um bug ou uma característica desejada, mas eu acho muito inconveniente.

Para tornar as configurações de rede permanentes, você deve editar os seguintes arquivos (como root ou sudo):

  • Configurações de DNS: arquivo /etc/dhcp3/dhclient.conf. Para definir servidores DNS, retire o comentário da linha prepend domain-name-servers e acrescente os IPs após 127.0.0.1, separados por espaço. Para definir domínios de busca, retire o comentário da linha supersede domain-name e digite os domínios entre aspas, separados por espaço;

  • Configurações de interface de rede: arquivo /etc/network/interfaces. Para configurar a interface eth0, por exemplo, acrescente as seguintes linhas no final do arquivo, substituindo os endereços IP pelos valores correspondentes:

auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.254.3
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.254.254

Após concluir as alterações, reinicie o serviço de rede com o comando /etc/init.d/networking restart.